Coisas que deves saber se fores a Roma

novembro 17, 2019

Heey, meninas! 
No inicio deste ano fui a Itália e acabei por não escrever nada por aqui sobre a viagem. Por este motivo, decidi fazê-lo agora porque tenho visto imensa gente a ir de viagem para Itália ou a planear ir.
Este país é um pouco matreiro se não tivermos o devido conhecimento e pode ser realmente uma viagem cara se não estivermos atentos aos sítios onde gastamos o dinheiro. Neste sentido, decidi escrever algumas dicas de forma a poder ajudar-vos.

No primeiro dia eu e o meu namorado chegámos cheios de fome e só nos apetecia pizza e basicamente fizemos quase um pacto em como iríamos comer apenas isso e massa durante a viagem.
Uma curiosidade interessante é que existem dois tipos de pizza em Itália: a pizza romana e a pizza napoletana. A pizza romana é fina, crocante e quase não tem borda à volta (que é o caso da foto da imagem que vos mostro). A pizza napoletana é alta e tem uma borda larga. Em Roma a pizza maioritariamente vendida é a romana, embora também haja a napoletana, mas não é tão comum.
Posso-vos dizer que a pizza em Itália não tem nada a ver com a de Portugal, é mesmo muito diferente, para melhor claro, e quando experimentarem vão desejar comê-la todos os dias, garanto-vos (isto se forem amantes de pizza como eu sou). Contudo, a maioria dos sítios não funciona como em Portugal, onde levam uma pizza e pagam um determinado valor, nesta cidade pagam ao kilo e pode sair caro.

Outro sitio que vocês podem (e devem) ir é à Piazza de Navona, não apenas para visitar mas também para almoçar ou jantar. Pessoalmente aconselho a jantar, principalmente se tiverem a viajar com o vosso namorado/a, pois o clima é extremamente romântico e esta praça ganha vida à noite (e.g., pessoas a cantar e a dançarem).
Quanto aos preços dos restaurantes ronda os 30eur por duas pessoas. Contudo, têm de ter muita atenção porque em alguns existe uma taxa de limpeza (e.g., toalha, mesa). Por este motivo, vocês pagam o que comeram mais essa taxa que, muitas vezes, não é um valor simbólico, tem um custo adicionada de 15eur (ou mais) e isso faz toda a diferença no pagamento final. A minha dica é perguntarem sempre antes de irem comer a qualquer restaurante, era o que eu fazia. Outra coisa que vos quero alertar é para os refrigerantes e garrafas de água em qualquer restaurante têm o valor de 5eur. Pois é, é caro! O que eu fazia era dividir um ice tea (ou outra bebida que nos apetecesse) a meias. Quanto às garrafas de água tenho uma solução para vocês: comprem apenas uma no inicio da viagem e encham nas fontes espalhadas pela cidade (há imensas e a água é potável). Roma está preparada para receber turistas e água de graça é o que não falta.

O coliseu, o fórum romano e o palatino são dos sítios turísticos mais visitados em Roma e, por este motivo, a cidade faculta a compra de um bilhete (por 25eur) que dá acesso a todos estes monumentos. Posso-vos dizer que o fórum romano foi dos sítios mais bonitos que vi em toda a minha vida. O facto de ter tido contacto com aquelas ruínas e saber que há séculos atrás estavam ali pessoas habitadas faz-me viajar no tempo, imaginando como seriam realmente as coisas naquela altura.

O Vaticano é talvez o sitio mais visitado em Roma todos os dias, chegando a ter filas enormes. A sorte é que o tempo de espera é cerca de 30min e acreditem que não é assim tanto para o tamanho da fila. 
Quanto ao preço são cerca de 8eur se vocês quiserem ir à copula. Eu aconselho vivamente a irem para terem a oportunidade de ver Roma, e até mesmo o próprio Vaticano, com outros olhos, com outra perspectiva porque é de facto maravilhosa a vista. Contudo, algo importante a referir é que estes 8eur dão acesso à copula através das (530) escadas, mas por 10eur vão de elevador. No entanto, apesar de serem muitas escadas, de ser bastante cansativo e de chegarem à copula a parecer que saíram do ginásio, vale muito a pena porque vêem o edifício por dentro e as paisagens através das várias alturas. 

Ultima dica, se quiserem boas fotos nos sítios mais turísticos de Roma (e.g., Fontana de Trevi, Piazza di Spagna), vão cedo, pelo menos estejam lá por volta das 9h00 da manhã. Estes sítios são caóticos e as pessoas têm tendência a não respeitar o tempo do outro enquanto este está a ser fotografado, por isso, quanto menos pessoas melhor. 

Espero ter ajudado de alguma forma!

You Might Also Like

9 comentários

  1. You look soooo stunning with that fountain but the pizzas stole my attention XD

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas! Itália é um dos países que quero mesmo conhecer (provavelmente até o próximo) e não fazia ideia dessa taxa de limpeza... é que faz uma grande diferença! Logo eu, que o que mais queria, era comer todas as pizzas e pastas de lá ahahah
    Beijinhos!

    www.losingmamind.com

    ResponderEliminar
  3. Quero muito ir a Roma, adorei as tuas dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Rome is one of my travel bucketlist when I visit Europe. Love all the shots! Seems like I was there also.

    xoxo,
    |CHELSHEAFLO|

    www.chelsheaflo.com

    ResponderEliminar
  5. Ora, all'inizio del 2020, e nel mio tredicesimo anno da rolex submariner replica professionista in questo spazio, la virilità del mio attivismo e della mia vendo imitazioni rolex uguali difesa non è diminuita. Lotto ancora per quello che penso sia giusto. Voglio ancora che gli rolex imitazioni perfette swiss appassionati sorridano quando guardano i loro polsi. Voglio ancora che l'onestà e il buon gusto rispetto all'ego e all'orgoglio siano responsabili dei rolex imitazioni perfette prodotti trasportati nei negozi. Ciò che è cambiato dal 2007 è la dimensione del team aBlogtoWatch e della nostra comunità. La orologi rolex replica missione originale è stata sia adottata che rafforzata dai membri del nostro staff, dai nostri collaboratori e da vari professionisti che "sono cresciuti leggendo replica orologi rolex aBlogtoWatch" prima di entrare nel settore dell'orologeria.

    ResponderEliminar